NOTÍCIAS

Sala Web facilita a vida do trabalhador que busca uma vaga em Santo André

Espaço instalado na Secretaria do Trabalho oferece mais uma opção para aqueles que buscam uma oportunidade no mercado, diminuindo assim, o tempo de espera no cadastramento para a vaga desejada

Santo André, 14 de abril de 2015 – Facilitar a vida do trabalhador. Com este propósito, a Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária instituiu neste mês o espaço denominado Sala Web. No local, destinado aqueles que procuram uma recolocação no mercado de trabalho, os interessados podem se cadastrar a vaga de emprego, além de atualizar seus dados no SINE (Sistema Nacional de Emprego), do Ministério do Trabalho e Emprego. A expectativa da Secretaria com a implementação desta ferramenta é diminuir a permanência de espera do trabalhador no atendimento, bem como oferecer outras opções para agilizar o processo. Em média, cerca de 20 pessoas utilizam o serviço diariamente.

“Esta alternativa do Governo Federal além de prática também diminui o custo para o trabalhador que geralmente precisa se locomover para buscar uma vaga, e, por meio dele, em qualquer lugar que tenha internet e uma impressora é possível fazer a verificação de uma vaga de emprego e é justamente o que oferecemos aqui”, ressalta Ricardo de Souza Barbosa, um dos três profissionais da Secretaria do Trabalho que presta orientação aqueles que buscam o espaço.

AGILIDADE – O promotor de vendas Douglas Vaz Lima, 31 anos, morador da Vila Humaitá conheceu o espaço nesta segunda-feira (13) e afirmou que por meio dele poderá buscar uma vaga de trabalho em outros locais. “Como são muitas as pessoas que costumam vir aqui, com certeza eu perderia entre duas e três horas do dia esperando ser atendido. Com esta opção de cadastro, entretanto, posso ir para outros locais, como agências de emprego o que aumenta as chances de eu conseguir me recolocar no mercado”, disse. “Para quem, assim como eu, que não tem internet em casa, este espaço se torna uma boa alternativa”, afirmou Gina Vezza, 41 anos, operadora de supermercado e moradora da Vila Santa Tereza, outra trabalhadora que esteve na sala nesta manhã para se cadastrar a uma vaga.

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária oferece dois locais para aqueles que procuram uma vaga de emprego: na Avenida Artur de Queirós, 720, no bairro Casa Branca (local em que a Sala Web está instalada), ou na Rua Sigma, 300, na Vila Mazzei.

O horário de atendimento em ambas as unidades é das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Para a aquisição do Seguro Desemprego o atendimento se encerra às 16h, enquanto que o expediente para outros serviços ocorre das 8h às 17h. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (11) 4979-3699.

Sobre a Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária tem por objetivo formular, coordenar e executar políticas e ações governamentais para a geração de emprego, trabalho e renda na cidade, contribuindo para o fomento do desenvolvimento econômico de Santo André.

É responsabilidade da Pasta fomentar o bem-estar social, por meio da identificação de oportunidades, qualificar e requalificar mão de obra, além de intermediar a oferta e a demanda de trabalho, no apoio ao setor produtivo local com ênfase na economia solidária, nos empreendedores autônomos e individuais.

A secretaria trabalha para organizar ações de qualificação social e profissional aos beneficiários do Programa Integrado de Qualificação (Lei n° 8.804, de 13 de dezembro de 2005), em parceira com a Secretaria de Educação. Desenvolve parcerias entre o poder público municipal e as entidades da sociedade civil, tendo em vista ações comuns de valorização da região e de busca de melhorias no quadro econômico e social locais.

A respeito de Santo André

A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².

Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.

Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre

Mais informações para a imprensa:
Thiago Krauss – takrauss@santoandre.sp.gov.br – (11) 4433-0154

Você também pode gostar...