Santo André atingiu 54,35% de cobertura vacinal contra a gripe

PT Santo André
Por PT Santo André maio 30, 2015 15:54

Santo André atingiu 54,35% de cobertura vacinal contra a gripe

Imunização prossegue nas 33 unidades da rede de atenção básica até que a meta de 80% seja alcançada nos grupos prioritários

Santo André, 28 de maio de 2015 – Santo André chegou a 54,35% da cobertura vacinal contra a gripe, o que corresponde a 84.787 doses aplicadas do público-alvo (190.602). A imunização prosseguirá até atingir a meta de 80%, estipulada pelo Ministério da Saúde. No município, as 33 unidades da rede de atenção básica funcionam de segunda a sexta-feira – entre 8h e 17h.

As doses são aplicadas gratuitamente para quem integra os grupos prioritários: idosos com mais de 60 anos (92.070); crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos (36.693); gestantes (6.701); mulheres que deram à luz até 45 dias (1,101) e doentes crônicos com prescrição médica. A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, além das mãos e objetos contaminados.

Os idosos são os que atingiram, até o momento, o maior percentual da cobertura: 61,50%, que representam 56.623 doses. As equipes de imunização municipal percorreram 38 instituições, entre casas de abrigos e asilos, para busca do público-alvo, principalmente das pessoas acamadas. Por outro lado, apenas 2.469 gestantes foram vacinadas, ou seja, 36,79% do total de 6.701. Os trabalhadores da saúde chegaram a 43,98%, que em números absolutos são 8.551.

Outro local estratégico é o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Santo André, localizado na Vila Palmares. Ali, a população de detentos privados de liberdade é de 1.800 pessoas, além dos 300 funcionários do sistema prisional do Estado. A vacinação no local contra a gripe, inclusive hepatite B, começou mais precisamente no último dia 21, e prossegue nesta semana – os novos dados serão fechados somente nesta sexta-feira (29).

Segundo o Ministério da Saúde, a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonia, além de 39% a 75%, os índices de mortalidade pelo vírus influenza (nome da gripe). Algumas atitudes simples como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal são algumas das medidas de prevenção, segundo os médicos especialistas.

Sobre a Secretaria de Saúde

Com orçamento previsto de R$ 566.994 milhões para 2015, a Secretaria de Saúde tem destinado o maior valor da peça orçamentária da Prefeitura de Santo André. O governo tem na Pasta uma de suas prioridades, inclusive com a construção de novos equipamentos públicos aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

A rede de saúde municipal é composta por 33 USs (Unidades de Saúde); dois hospitais (Centro Hospitalar Municipal e Hospital da Mulher); três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24 horas; quatro PAs (Prontos Atendimentos) 24 horas; três Centros de Especialidades Médicas; um Centro de Reabilitação Municipal; dois Centros de Especialidades Odontológicas; um Ambulatório de Moléstias Infecciosas; um Centro de Referência de Saúde do Trabalhador, um Centro de Terapia Comunitária e um laboratório de análises clínicas, além do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Na área de Saúde Mental, são quatro Naps (Núcleos de Atenção Psicossocial), um Caps (Centros de Atenção Psicossocial), quatro residências terapêuticas, duas repúblicas terapêuticas, um consultório na rua (veículo), um Centro de Atenção à Saúde Mental e um Núcleo de Projetos Especiais. Na diretoria de Vigilância à Saúde, o município dispõe de divisões de Vigilância Sanitária; Epidemiológica; Saúde do Trabalhador e Controle de Zoonoses e Ambiental.

A Secretaria de Saúde trabalha em parceria com a Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, que oferece vários serviços e atendimentos à população. A Pasta também oferece apoio diagnóstico e terapêutico, desde municipal até terceirizado, por meio de contratos e convênios.

A respeito de Santo André

A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².

Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo.

Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/StoAndre

Mais informações para a imprensa
Elaine Granconato – esgranconato@santoandre.sp.gov.br

PT Santo André
Por PT Santo André maio 30, 2015 15:54