GERAL

Santo André imprime no asfalto poesias de Zhô Bertholini

Intervenção chegará a mais de sessenta cruzamentos de ruas pela cidade

Santo André, 29 de abril de 2015 – Poemas espalhados pelo asfalto. É o que a população de Santo André vai encontrar, a partir do próximo final de semana, em mais de sessenta cruzamentos de ruas pela cidade. A intervenção contará com 15 tercetos (poemas de três versos) do escritor andreense Zhô Bertholini, 62 anos. A técnica utilizada para impressão dos versos no asfalto é a do graffiti e as máscaras foram confeccionadas pelos artistas plásticos Pixote e Michel Ramalho Cena 7.

A aplicação dessas máscaras nos cruzamentos será feita pelo departamento de Trânsito da Prefeitura, a partir do sábado (25), em dias alternados, das 18h às 06h. As poesias poderão ser encontradas em ruas e avenidas centrais, como a General Glicério, Campos Sales, Perimetral, além de vias próximas ao Paço Municipal, aos parques Central e Celso Daniel, ao terminal de ônibus da Vila Luzita, à praça Rui Barbosa, no bairro Santa Terezinha e às igrejas São Camillo, no bairro Camilópolis e Nosso Senhor do Bonfim, no Parque das Nações, além de outros bairros.

O poeta Zhô Bertholini começou a escrever poemas nos anos 1960, em fanzines e lambe-lambes, e desde 1982, edita ao lado da mulher Jurema Barreto de Souza, a revista literária “A Cigarra”, de Santo André. A partir de 2003, os dois editam o fanzine “Zine Zero”.

O secretário de Cultura e Turismo de Santo André, Tiago Nogueira, afirma que os poemas de Zhô Bertholini impressos nas ruas da cidade “se inserem no conceito de arte urbana, transformando os locais pintados em galeria a céu aberto”.

“A partir do graffiti, faremos uma justa homenagem ao Zhô Bertholini, poeta e agitador cultural desde a década de 60, cuja poesia está em sintonia com expressões urbanas e o cotidiano da cidade”, completou Nogueira.

O projeto “O Poeta na Rua – Zhô e a Cidade” é uma realização da Casa da Palavra, equipamento da Secretaria de Cultura e Turismo e em parceria com o departamento de Trânsito,da Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos.

As poesias já podem ser encontradas nas ruas Itambé(no trecho embaixo do Viaduto Antonio Adib Chammas, no cruzamento dos terminais de trólebus e estação da CPTM), 15 de Novembro (com a rua Anchieta), José Amazonas (faixa de pedestre embaixo do Viaduto Santos Dumont), Monções com Figueiras, Eduardo Monteiro, Cesário Bastos e Haddock Lobo (ambas com a Praça Kennedy), Juquiá (entrada da Sabina Escola Parque do Conhecimento), além da avenida Pereira Barreto (nas faixas de pedestres em frente ao Shopping ABC  e Emei Vila Dora) e na entrada do Parque Central, na Praça Fábio Castravelli.

 

Fotos (anexas) – Poesias de Zhô Bertholini ganham cruzamentos de Santo André

Créditos – Miguel Denser / SCT-PSA

Sobre a Secretaria de Cultura e Turismo

A Secretaria de Cultura e Turismo é responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural de Santo André, além de promover o calendário de festividades do município e coordenar os programas executados nas bibliotecas, museus, teatros, escolas de artes, orquestra, espaços esportivos e centros comunitários.

Estão sob os cuidados da Pasta os conselhos municipais de Cultura, de Turismo e de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André, bem como o Fundo de Cultura.

 

A respeito de Santo André

A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².

Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.

Links:

Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre

Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre

 

Mais informações para a imprensa:

Roberto Nascimento: rnanastacio@santoandre.sp.gov.br tel. (11) 4433-0652

Marcos Imbrizi: mlimbrizi@santoandre.sp.gov.br tel. (11) 4433-0137

Você também pode gostar...