GOVERNO GRANA

Santo André lança nesta quinta revista e blog com iniciativas criativas em educação

Publicação traz experiências de destaque apresentadas em encontro que reuniu todos os professores da rede municipal

Santo André, 9 de abril de 2015 -Despertar o interesse das crianças, seu envolvimento e participação nas atividades pedagógicas para um resultado melhor no aprendizado é um desafio diário para professores. Em Santo André, as mais criativas e bem sucedidas experiências desenvolvidas pelos professores nas salas de aula de creches e Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) da cidade estão narradas na revista “A Rede em Roda 2014 – Experiências e práticas na educação em Santo André”, que será lançada nesta quinta-feira (9), às 19 horas, em evento que acontece no salão Burle Marx (9º andar do prédio Executivo – Praça IV Centenário, s/n)

Entre os trabalhos apresentados na revista está, por exemplo, o projeto “Contos de Fada”, da creche Brasil Marques do Amaral, na Vila Luzita. Na unidade, a partir das histórias infantis as crianças tiveram sua criatividade aguçada a ponto de imaginar quais os doces da cesta de guloseimas da Chapeuzinho Vermelho e depois foram para a cozinha preparar os doces. Houve ainda dramatização das histórias e para as crianças menores foi feito um álbum de figurinhas com os personagens dos contos. Com as atividades, as professoras conseguiram ampliar o interesse pela leitura, a imaginação, a criatividade e até a percepção visual, auditiva e gustativa dos pequenos.

Alguns outros exemplos de projetos são “ Oficina de arte: releitura da obra “Café” , de Cândido Portinari, utilizando tinta de café”, na Emeief Cândido Portinári, no Jardim Guarará, “A matemática através dos jogos” e “Compartilhando Cartas”, ambos da Emeief Chico Mendes, no Recreio da Borda do Campo, “Ciranda de Livros, Viajando na sacolinha mágica da leitura”, na Emeief Arquiteto Estevão, no Jardim Marek, e “Doze dias, Doze minutos”, da Emeief Augusto Boal, no Capuava, em que o livro de Celso Antunes foi ponto de partida para um trabalho baseado em jogos, confeccionados com materiais simples, utilizados como estratégia para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático dos alunos.

As experiências narradas na revista estiveram entre asiniciativas apresentadas pelos professores de Santo André no encontro “ Rede em Roda: Conectando Saberes”, realizado em setembro de 2014, para promover a troca de idéias e informações entre as escolas e os professores. Foram abordados temas relacionados às diferentes linguagens e campos de conhecimento, que promoveram também a aproximação de equipamentos diferenciados, como creches e Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental). Todas as atividades, no entanto, podem ser conferidas no Blog, que também será lançado na quinta-feira.

Serviço
Lançamento da revista e do blog “ A Rede em Roda 2014 – Experiências e práticas na educação em Santo André”
Data: Quinta-feira (9), às 19 horas
Local: Salão Burle Marx – 9º andar do prédio Executivo
Praça IV Centenário, s/n

Sobre a Secretaria de Educação

O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade. A rede municipal de ensino é composta por 31 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 10 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).

Nas creches, o atendimento em 2014 é de 6 mil crianças de três meses a 3 anos de idade e 8, 4 mil, com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs, são atendidas neste ano aproximadamente 18 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil com idade entre 3 e 5 anos.

A respeito de Santo André

O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553, com a criação da Vila de Santo André da Borda do Campo. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 17,6 bilhões, sendo o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento municipal de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.

Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/StoAndre

Mais informações para a imprensa
Paola Zanei – apmzanei@santoandre.sp.gov.br
(11) 4433-0133

45679aeb9d132c8d3aa1da38a2f67a98_L

Você também pode gostar...