GOVERNO GRANA GOVERNOS

Prefeito Grana é premiado no dia Mundial da Alimentação por combater desperdício

Programa de combate ao desperdício é premiado pelo Governo do Estado

b31c91f3185dab062313d0685c7c956d_XL

Fonte: Prefeitura Municipal de Santo André| Secom

Com um total de 50 pontos, o Programa Abasteça Já Essa Idéia: Diga não ao Desperdício, realizado pela Prefeitura de Santo André por meio da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) e da SIAS (Secretaria de Inclusão e Assistência Social) será premiado na próxima sexta-feira (16), durante cerimônia que acontecerá no Salão Nobre da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Praça Ramos de Azevedo, 254 – 1º andar), pela terceira colocação no “Concurso Prêmio Josué de Castro de Combate à Fome e a Desnutrição”, na categoria de melhores programas ou projetos de políticas públicas no Estado.

“Josué de Castro foi um dos pioneiros ao mapear, pelos quatro cantos do País, essa questão da importância da segurança alimentar e, receber um prêmio como este, é uma honra para a Craisa, pois corrobora para um importante reconhecimento, principalmente pela expertise que a Companhia vem desempenhando ao logo dos anos”, destacou o superintendente da Craisa, Hélio Tomaz Rocha.

O concurso é promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Consea (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável) e tem como objetivo identificar e premiar iniciativas voltadas á formulação de soluções efetivas para o combate à fome e promoção da segurança alimentar e nutricional.

ENTIDADES – Hoje, as entidades assistenciais participantes do Programa realizado em quatro feiras livres na cidade arrecadam aproximadamente, de 9 a 13 toneladas de alimentos por mês, que contribuem de forma significativa com complemento das refeições daqueles que mais precisam.

Atualmente, as entidades e feiras atendidas com o recebimento de frutas, verduras e legumes são: Centro Espírita Jesus no Lar, participante da feira que ocorre aos domingos na Vila Luzita; Comunidade Nascer de Novo, participante da feira de domingo no Bairro Homero Thon; Creche Recanto Somasquinho, entidade participante na feira de sexta-feira na Vila Linda; e, Entidade Renovo, participante da feira-livre que ocorre às quintas-feiras no Bairro Guarará.

Embora o número de feiras que realizam a ação seja pequeno, a arrecadação pelas entidades é muito significativa em toneladas e tem alimentado centenas de famílias e crianças com aquilo que seria, eventualmente, desperdiçado. A intenção do Governo, no entanto, é de que esta iniciativa seja expandida para todas as demais 74 feiras-livres da cidade, tornando a prática uma política pública pioneira no país.

A respeito da Craisa
Instituída por meio da Lei nº 6639, de 11 de junho de 1990, a Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) é responsável pela execução da política integrada de Abastecimento e Segurança Alimentar, por meio da produção e distribuição da alimentação escola e da refeição do servidor público municipal, além de gerenciar equipamentos de abastecimento no município tais como sacolões, varejão, feiras livres, dentre outros. Faz parte deste conjunto de ações a Ceasa Grande ABC – também instalada no equipamento –, que integra as diversas instâncias e compõe um dos perfis da política de abastecimento alimentar na região de modo a regular um equilíbrio maior entre oferta, preço e qualidade dos produtos.

Localizada na Avenida dos Estados, nº 2195, bairro Santa Terezinha, o espaço dispõe também às quartas-feiras, das 5h às 10h, e às sextas-feiras, das 17h às 22h, do Mercado de Flores, que funciona em uma área de 900 m², no qual são oferecidos flores naturais e artificiais, bonsais e acessórios. Outro atrativo disponível no mesmo local, entretanto, apenas às quartas-feiras, das 14h às 18h, é o Mercado de Peixes Ornamentais, onde podem ser encontrados peixes, roedores, cães, rações, acessórios, dentre outros. Para garantir maior conforto aos visitantes, são oferecidas 850 vagas de estacionamento no local.

A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².

Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.

Você também pode gostar...