GOVERNO GRANA

Santo André recoloca busto do Senador Fláquer na Oliveira Lima

Monumento foi o terceiro construído na cidade; obra foi danificada no ano passado, após tentativa de furto

Santo André, 5 de maio de 2015 – O busto em bronze do senador José Luiz Fláquer foi recolocado, no último sábado (2), na Praça Embaixador Pedro de Toledo, em um dos acessos para o calçadão comercial da rua Coronel Oliveira Lima, na região central. A peça, recuperada pelo restaurador Paulo Eduardo Miti e custeada pelo Instituto Acqua, havia sido danificada, em outubro do ano passado, após tentativa de furto. Na ocasião, a obra sofreu rachaduras de dois a três milímetros de espessura e vinte centímetros de comprimento, a partir da haste do parafuso de fixação frontal até a base. Um boletim de ocorrência foi formalizado na ocasião.

A recuperação foi feita pelo nivelamento das partes deslocadas, com soldagem da parte interna da obra, limpeza de todo material, secagem e uso de grafite em pó para evitar a deposição de fuligem e outros resíduos que pudessem danificar o busto. A peça, em bronze apoiada sobre bloco de mármore, foi inaugurada há 83 anos, em 1º de maio de 1932. O local onde está instalada a obra de arte é conhecido como ‘Largo da Estátua’.

Em 1971, o busto do senador Fláquer mudou de local, para a frente de agência do Banco do Brasil, na rua homônima. Com as obras de remodelação do calçadão da Oliveira Lima, em 2000, o busto voltou para o seu local de origem. Foi o terceiro monumento construído na cidade. O autor foi o escultor Rigoletto Mattei, que integrou grupo de artistas chamado por Ramos de Azevedo para ocupar o chamado ‘Centro de Artes’, o Palácio das Indústrias, em São Paulo.

José Luiz Fláquer (1854-1924), veio de Itu (SP) para a capital paulistana, em 1868. Em São Paulo, formou-se médico e professor. Foi o signatário mais jovem da “Convenção Republicana de Itu’, em 1873. Sete anos depois, em 1880, foi eleito o primeiro juiz de paz de São Bernardo. Na política, se elegeu deputado em 1891, 1898 e 1902, senador estadual, em 1910, e vereador de São Bernardo, em 1914. Fláquer morreria dez anos mais tarde, exercendo a função de senador estadual.

Sobre a Secretaria de Cultura e Turismo

A Secretaria de Cultura e Turismo é responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural de Santo André, além de promover o calendário de festividades do município e coordenar os programas executados nas bibliotecas, museus, teatros, escolas de artes, orquestra, espaços esportivos e centros comunitários.

Estão sob os cuidados da Pasta os conselhos municipais de Cultura, de Turismo e de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André, bem como o Fundo de Cultura.

A respeito de Santo André

A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².

Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.

Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre

Mais informações para a imprensa:
Roberto Nascimento: rnanastacio@santoandre.sp.gov.br
Marcos Imbrizi: mlimbrizi@santoandre.sp.gov.br

Você também pode gostar...