Santo André sedia 1º Pan-Americano de Kung Fu

PT Santo André
Por PT Santo André julho 7, 2015 10:37

Santo André sedia 1º Pan-Americano de Kung Fu

Tudo pronto para o 1º Pan-Americano de Kung Fu, que Santo André sediará a partir desta terça-feira (7) até domingo (12). No total, 13 países participam do torneio internacional – a maioria da América Latina, e a China, a única representante do continente asiático, como convidada. A cerimônia oficial de abertura ocorrerá nesta sexta-feira (10), às 19h, no ginásio principal do Complexo Esportivo Pedro Dell`Antonia, na Vila Pires. As provas serão realizadas no mesmo local neste fim de semana, das 8h às 22h. A Seleção Brasileira estará com a maior delegação, 140 atletas, entre os cerca de 300 inscritos na competição.

A partir desta segunda-feira (6), as delegações começam a chegar e se dividem em quatro hotéis espalhados pela cidade. Nos próximos dois dias, no complexo esportivo andreense, será realizado o Congresso Técnico específico da arte marcial originária da China, segundo a Comissão Organizadora do Pan-Americano, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer de Santo André. No País, de acordo com a Confederação Brasileira de Kung Fu, atualmente, são cerca de 40 mil praticantes do esporte – para os orientais, considerado uma arte e não uma luta.

Além do Brasil, os demais países inscritos são Argentina, Paraguai, Peru, Chile, Bolívia, Uruguai, Colômbia, Venezuela, México, Estados Unidos e Porto Rico – os dois últimos oriundos da América do Norte e Central, respectivamente, segundo Luiz Leonardo de Sousa, presidente do Comitê Organizador. A competição estará dividida nas categorias infantil (10 a 13 anos), juvenil (14 a 17), adulto (18 a 39) e sênior (acima de 40). Os três primeiros colocados, em cada grupo, estarão classificados, automaticamente, para o Festival Mundial de Kung Fu da China, em 2016 – que será realizado entre outubro e dezembro (a data não foi definida).

NOMES – Dos 140 representantes do Brasil, quatro atletas são destaques da delegação, inclusive para subir ao primeiro lugar do pódio. Entre eles, Anthony da Silva Capelazzo, 17 anos, de Campinas (SP), duas medalhas de ouro no Mundial da China, além de campeão nos Campeonatos Paulista e Brasileiro, todos em 2014, e, neste ano, conquistou o Paulista. Outro atleta de ponta é Otávio Crippa Gonzaga, 17, de Santo André, também campeão Paulista e Brasileiro, no ano passado, e ouro Paulista recentemente.

E mais: Thiago Willian Barros, de Taubaté (SP), 25 anos, medalha de ouro no Paulista e Brasileiro de 2014, mais primeiro lugar no Paulista deste ano. De São Paulo, Raquel dos Santos Araujo, 28 anos, medalhas de ouro na China no ano passado, além dos mesmos títulos conquistados por Thiago.

Fora Crippa, a cidade-sede terá mais oito atletas, além de um de São Caetano (Raphael Bueno Cura), no selecionado brasileiro, todos vindos de academia no Parque das Nações, em Santo André, onde treinam de três a quatro vezes na semana. Entre os quais, Cynthia Sayuri Homa Sousa, 33 anos, e Nicoli Sousa, 18 anos, ambas campeãs paulista e brasileira de kung fu em 2014 e paulista neste ano, mais Marco Antônio Campagnolli Júnior, 19 anos, medalha de bronze no Mundial da China, ocorrido de 19 de outubro a 12 de novembro do ano passado.

PASSEIO – Competição à parte, a Comissão Organizadora programou duas atividades turísticas para as delegações interessadas conhecer em solo andreense, mais especificamente nesta quinta-feira (9), feriado da Revolução Constitucionalista de 1932. Um deles para Paranapiacaba, a vila ferroviária considerada patrimônio histórico nacional e, agora, na lista de candidatas pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Outro ponto de parada será na Sabina Escola Parque do Conhecimento, que abriga, entre outras atrações, o pinguinário, atualmente com 20 pinguins da família Magalhães, além do primeiro trio nativo de filhotes, que originou o mascote da competição internacional, denominado Ping Fu. “É uma forma de promovermos a integração entre os atletas”, afirmou Fábio Penha Guerra, diretor do Departamento de Lazer, vinculado à Secretaria de Esporte e Lazer. E para fechar a programação, a partir das 19h, na Câmara de Santo André, haverá sessão solene.

O Kung fu ainda não é esporte olímpico, embora seja uma antiga reivindicação da Confederação Internacional, agora para introdução em 2024, uma vez que a entidade não obteve êxito nas duas próximas – Rio 2016, e Japão 2020.

 

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Santo André

PT Santo André
Por PT Santo André julho 7, 2015 10:37