NOTÍCIAS

Santo André terá Semana do Turismo Social

Evento começa no dia 1º de junho e apresentará atrações dos roteiros gastronômico, industrial e de ecoturismo

 

Santo André, 28 de maio de 2015 – Na próxima semana a cidade realizará o evento “Semana do Turismo Social, conheça Santo André”. Entre o dia 1º e 5 de junho o público terá a oportunidade conhecer um pouco mais das atrações turísticas da cidade. Compõe a programação roteiros gastronômico, da cultura industrial e de ecoturismo. A atividade é gratuita.

De acordo com os organizadores da iniciativa, a Semana do Turismo Social tem como objetivo apresentar as atrações da cidade para os moradores e grupos residentes que ainda não conhecem sua infraestrutura e oferecer uma alternativa de lazer e uma experiência turística exclusiva. “No Turismo Social existe um enriquecimento cultural abrangente, que visa não só o bem estar social, mas também a melhoria da qualidade de vida de seus participantes”, destaca a diretora de Turismo Alaise Pereira.

Entre os dias 1º e 4 de junho, das 19 às 21h30, será realizado o roteiro gastronômico, que contemplará os destaques da culinária e peculariedes que atraem à cidade visitantes da região do Grande ABC e da Capital. O roteiro da cultura industrial será realizado no dia 3 de junho das 8h30 às 16h, e apresentará através dos resquícios de indústrias a história e memória industrial da cidade. E no dia do Meio Ambiente, 5 de junho, o roteiro apresentará aos participantes as áreas verdes da cidade, que representam cerca de 50% do território da cidade. O roteiro, das 8h30 às 13h, percorrerá o Parque Natural Municipal do Pedroso, o Viveiro Municipal e a região do Parque Andreense.

Os interessados em participar podem se inscrever pelo endereço eletrônico turismo@santoandre.sp.gov.br. As vagas são limitadas e as saídas acontecerão do Paço Municipal.

A “Semana do Turismo Social, conheça Santo André” é mais uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas pelo tel. 4433-1924.

SERVIÇO:

Semana do Turismo Social, conheça Santo André

Data: de 1º a 5 de junho

Visitas a pontos dos roteiros gastronômico, de cultura industrial e de ecoturismo da cidade

Mais informações e inscrições pelo telefone 4433-1924, ou pelo endereço eletrônico turismo@santoandre.sp.gov.br. Grátis

Sobre a Secretaria de Cultura e Turismo

A Secretaria de Cultura e Turismo é responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural de Santo André, além de promover o calendário de festividades do município e coordenar os programas executados nas bibliotecas, museus, teatros, escolas de artes, orquestra, espaços esportivos e centros comunitários.

Estão sob os cuidados da Pasta os conselhos municipais de Cultura, de Turismo e de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André, bem como o Fundo de Cultura.

A respeito de Santo André

A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².

Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.

Links:

Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre

Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre

Mais informações para a imprensa:

Marcos Imbrizi: mlimbrizi@santoandre.sp.gov.br tel. (11) 4433-0137

Você também pode gostar...