Turma do Aécio deixava mais da metade dos jovens fora da escola

PT Santo André
Por PT Santo André outubro 23, 2014 15:30

Turma do Aécio deixava mais da metade dos jovens fora da escola

download jovens fora da escolaMais uma da Série “Relembrar Para Não Reviver” que os governos do PSDB aterrorizaram o país com um modo de governar apenas para uma parcela elitizada da população brasileira.

 

É o que atesta reportagem da Folha de S.Paulo, divulgada no dia 17 de janeiro de 2000, em que a manchete explicitava uma situação calaminosa na educação paulista: “56% dos jovens estão fora da escola”.

 

O levantamento da Fundação Seade registrava que 2 milhões de pessoas, entre 18 e 24 anos, ainda não estavam matriculados nas escolas do estado de São Paulo, no ano de 1998, época em que o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) foi reeleito.

 

A pesquisa também escancarava a falta de políticas públicas dos tucanos na área do trabalho e educação, já que 47% paravam os estudos para trabalhar ou por falta de dinheiro.

 

Ao contrário da turma do Aécio, os governos Lula e Dilma mudaram a realidade da juventude brasileira, ao criarem programas que incentivam a formação profissional o Fies (Programa de Financiamento Estudantil) e o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que ofereceu 8 milhões de matrículas aos brasileiros, de acordo com a presidenta Dilma, e irá ofertar mais 12 milhões, a partir de 2015.

 

No novo mandato, a candidata à reeleição da presidência da república também irá expandir o número de escolas em período integral, por meio do Programa Mais Educação, a fim de ampliar a jornada escolar com atividades diversificadas, esportivas, artístico-culturais e científicas no contraturno.

 

Criado em 2008, o Programa atinge, seis anos depois, 58 mil escolas e 8.237.871 alunos.

 

Pense nisso antes de votar no dia 26 de outubro: retornar aos tempos da turma do Aécio em que os estudantes tinham que optar entre trabalhar ou estudar; ou nos tempos de Lula e Dilma em que o Brasil virou o país da oportunidades, com mais de 20 milhões de empregos gerados e incentivo à formação profissional dos estudantes.

 

PT Santo André
Por PT Santo André outubro 23, 2014 15:30