NOTÍCIAS

Governo Grana: Vila Luzita ganhará Ciclovia em 3 meses

Santo André vai começar a instalar na primeira quinzena de maio uma nova ciclovia que vai ligar a Estrada do Pedroso até a estação Santo André da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

A ciclovia terá 10 km de extensão e vai passar pelas avenidas Capitão Mário Toledo de Camargo, Santos Dumont e Queirós dos Santos. As obras terão duração de três meses.

A promessa da Prefeitura é que nenhuma faixa de rolamento das avenidas precisará ser eliminada para dar espaço para as bicicletas. No entanto, haverá estreitamento das faixas nessas vias, o que significa que os carros ficarão mais próximos.

Em alguns locais, as mudanças podem dificultar a vida dos motociclistas, acostumados a utilizar o espaço entre os veículos para cortar o trânsito. A faixa dedicada às bikes não vai provocar mudanças em faixas exclusivas de ônibus ou reduzir vagas de Zona Azul.

Também no mês de maio começarão a ser implantadas as ciclovias da avenida Prestes Maia (3,9 km) e da rua Adriático (1 km). “A gente espera que com a estruturação desse roteiro, mais pessoas deixem o carro o caso e passem a usar bicicleta”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra.

Nos próximos dias o governo vai enviar para a Câmara projeto de lei com o objetivo tornar a implantação de ciclofaixas e ciclovias como programa permanente do município. Os investimentos são provenientes do Fundo Municipal de Trânsito.

Rede

Santo André enfrenta o mesmo problema que outras cidades da região: possui ciclovias que não estão conectadas, o que dificulta a utilização de bicicletas como meios de transporte capazes de substituir o carro ou o ônibus. O município possui 11,1 km de ciclovias.

A Prefeitura promete mudar essa realidade com um plano de instalação de 40,3 km de ciclovias até 2017, que formarão uma rede formada por sete rotas. Entre as vias que terão espaço dedicado a bicicletas estão a rua das Figueiras, rua Jorge Beretta, avenida Firestone, avenida dos Estados e avenida Presidente Costa e Silva.

A partir do próximo domingo (3) a ciclofaixa de lazer, que funciona entre 10h e 16h, vai mudar de horário. O serviço passará a estar disponível das 7h30 às 13h30. A Prefeitura avalia que o novo período é mais adequado à demanda de ciclistas, que pediam que a abertura da ciclofaixa ocorresse mais cedo.

Fonte: Repórter Diário

Você também pode gostar...