NOTA DA EXECUTIVA DO PT DE SANTO ANDRÉ SOBRE ENTREVISTA DO VEREADOR EDUARDO LEITE AO “DIÁRIO DO GRANDE ABC”

PT Santo André
Por PT Santo André fevereiro 25, 2021 12:48

NOTA DA EXECUTIVA DO PT DE SANTO ANDRÉ SOBRE ENTREVISTA DO VEREADOR EDUARDO LEITE AO “DIÁRIO DO GRANDE ABC”

A Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores em Santo André vem a público expressar sua posição em relação à entrevista concedida pelo Vereador pelo PT em Santo André, Eduardo Leite, ao jornal “Diário do Grande ABC”, publicada na edição do dia 20 de fevereiro de 2021.

Em tal entrevista, que nos impactou profunda e negativamente, o Vereador expressa posições que se chocam com as do PT, e que, pelo seu tom geral, indicam que o mesmo se coloca em apoio ao governo de Paulo Serra, do PSDB, ao qual o PT é oposição. Por isso vimos aqui, de público, não apenas mostrar nossa discordância com o vereador, como colocar nossa posição e as medidas que tomaremos.

Eduardo Leite diz na entrevista que “é difícil fazer oposição ao Prefeito”, por ser “um governo que acerta em muitas medidas e que erra menos”. Afirma que quem espera que ele faça papel de oposição ao governo “vai se decepcionar”. Mais à frente, diz que “não é porque sou filiado a um partido de oposição que em todas as ações terei de votar contra, terei de trabalhar contra”, e que “ele faz algumas ações que faria se lá estivesse”. E completa dizendo que “por isso não farei cerimônia em dar esse suporte”.

Ora, em nenhum momento o PT orientou seus vereadores a praticar uma oposição cega e inconsequente. Portanto, estranhamos essa fala de Eduardo Leite. Nunca o PT agiu dessa forma, durante os governos aos quais fizemos oposição. Nunca deixamos de apoiar ações que beneficiassem a população – afinal, nem mesmo o mais antipopular dos governos faz maldades o tempo todo.

Ao contrário, a oposição que fizemos e fazemos sempre foi feita com base em princípios políticos e programáticos, na defesa da ampliação da democracia, da ampliação e respeito aos direitos da população, no fortalecimento dos serviços públicos, na defesa de políticas públicas voltadas ao combate à desigualdade social, e a todo tipo de preconceito e discriminação.

E é por isso que fazemos oposição ao atual governo do PSDB na cidade, por ser um governo que vai na contramão disso tudo, que aplica o programa neoliberal de enfraquecimento do estado, que leva ao desvirtuamento e ao desmonte das políticas públicas.
Governo que despreza os canais de participação popular; que desrespeita os servidores públicos municipais; que entregou nossa principal empresa pública (SEMASA); que desmontou uma série de programas e políticas exitosas; que fechou Unidades de Saúde; que coloca o interesse privado à frente do interesse público, como na tentativa de entrega do terreno da UBS Vila Guiomar a uma escola privada, em troca de contrapartidas duvidosas, que inclusive motivaram a sua suspensão judicial; governo reeleito em cima de uma poderosa ação de maquiagem urbana e de mentiras sobre realizações que não foram suas, como na produção habitacional e outras.

Governo que, apesar do comentário de Eduardo Leite sobre a necessária união de esforços no combate à pandemia, também nesse campo mostrou o impacto negativo de sua política neoliberal, ao enfraquecer o SUS, ao ceder à pressão de grupos empresariais contra as ações de isolamento social, e ao anunciar a volta às aulas presenciais, em ação que provocou a correta reação da comunidade escolar contra uma medida que conspira contra a preservação de vidas na pandemia.

Governo que em nada difere dos governos Dória e Bolsonaro, ao qual Paulo Serra deu efetivo apoio, e que tem levado o nosso país a um enorme retrocesso em todos os campos. Governos que representam os interesses das elites dominantes, às quais não interessa a democracia, e que têm levado à maioria do povo brasileiro à piora de sua qualidade de vida, à pobreza, à miséria e à morte.

Lamentamos que Eduardo Leite se esqueça disso ao caracterizar o governo Paulo Serra, e que use o espaço do maior jornal da região para colocá-lo quase que em um pedestal, enquanto sabemos dos diversos problemas que o povo de Santo André vem enfrentando por conta de suas ações e políticas. Assim como lamentamos que o vereador, desrespeitando a militância petista e a confiança dos votos que recebeu, não tenha levado suas eventuais discordâncias ao partido, para que pudéssemos debater.

Informamos que a Executiva Municipal decidiu por convocar o vereador Eduardo Leite à próxima reunião de nosso Diretório Municipal, ocasião que terá para colocar seu posicionamento, e, esperamos, para retirar publicamente suas colocações feitas na entrevista, que consideramos extremamente graves, por contrariarem frontalmente as posições e a linha política do partido decidida em suas instâncias.

Adiantamos que, no caso de não serem desmentidas pelo vereador, tomaremos as medidas disciplinares cabíveis, acionando as instâncias partidárias devidas.

Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores
Santo André, 24 de fevereiro de 2021

PT Santo André
Por PT Santo André fevereiro 25, 2021 12:48